arnold schwarzenegger - bebida alcoolica

Bebida alcoólica nas férias de fim de ano pode destruir seus ganhos?

Muito se fala sobre bebida alcoólica e esporte… mas será que uma dose ou outra no fim do ano pode mesmo colocar seu esforço na academia a perder?

Você é daqueles que não resiste a uma cervejinha com os amigos, alguns bons drinks na balada ou qualquer bebida alcoólica quando chegam as comemorações do fim de ano? Boa notícia: isso pode não ser um problema tão grande quanto muita gente imagina.

Quem garante é o PhD e pesquisador Emmanuel Stamatakis, especialista em educação física premiado e professor associado de Exercício, Saúde e Atividade Física da Universidade de Sydney (AUS).

Bebida alcoólica e esporte

Segundo o pesquisador, estudos recentes sobre o consumo de álcool por atletas mostram que as pessoas fisicamente ativas – aquelas que praticam pelo menos 150 minutos de esporte por semana – sofrem menos com os efeitos negativos do álcool no longo prazo, como morte prematura ou câncer, por exemplo.

Ao mesmo tempo, outra pesquisa mostrou que exercícios cardiorrespiratórios protegem o fígado contra danos causados pelo consumo de álcool. A atividade ainda é capaz de prevenir e até revertes danos no sistema nervoso causado pela bebida.

Então, se você treina pesado, come direito e dorme bem, um pouco de álcool é seguro. Pode se divertir sem peso na consciência.

Mas preste atenção, porque nem tudo é boa notícia: aqui, nos referimos ao consumo moderado de bebida alcoólica, em uma semana ou quinzena específica do ano… e não a encher a cara como se não houvesse amanhã, várias vezes seguidas.

E tem mais: a análise do pesquisador Emmanuel Stamatakis tratam apenas da questão de saúde, e não faz referência ao fato de que as bebidas alcoólicas são super-calóricas e podem colocar a perder todo o seu esforço em manter uma alimentação adequada ao longo. Então, não exagere.

Ah! E se for dirigir, não beba! 😉

via Men’s Fitness

Comentários