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Use essa dica para construir seus bíceps em apenas 1 minuto

Pequenas mudanças no treino podem oferecer resultados maiores e mais rápidos. Veja numa técnica para os bíceps de apenas um minuto!

Em alguns momentos, o melhor a se fazer para conseguir aumentar o ganho de massa muscular é alguma coisa nova.

Pode ser alguma técnica ou método de treino que você nunca fez antes, ou que não faz há muito tempo.

No caso dos bíceps, o treinador Chris Shugart desenvolveu uma técnica que promete maximizar os resultados.

Você não precisa fazer isso a vida toda, mas é uma boa alternativa para usar em alguns períodos – principalmente quando você sentir que seu treino não está surtindo os efeitos esperados.

Se liga:

Use essa dica para construir seus bíceps em apenas 1 minuto

O problema

  • Faça uma série de rosca que esteja na sua rotina e use um relógio para marcar sua duração.

Se você treina pesado, é muito provável que essa série dure bem menos de 1 minuto.

Supondo que você faça uma série com 8 reps, e demore 1 segundo para levantar o peso (movimento concêntrico) e mais 2 segundos no movimento de descida (excêntrico), serão exatos 24 segundos.

Se você fizer um squeeze (apertar a barra ou halteres) de 1 segundo entre os movimentos concêntrico e excêntrico, serão 32 segundos no total.

Não há nada de errado com isso se você usa cargas elevadas com poucas repetições, inclusive porque o tempo curto de tensão muscular também ajuda no desenvolvimento do músculo.

Mas isso pode fazer com que você recrute menos fibras musculares do que é possível e trabalhe menos os bíceps do que poderia.

A solução

  • Faça o mesmo exercício em uma série de 1 minuto de duração – eventualmente até 90 segundos, se você estiver num estágio avançado de treino

Claro que, para fazer isso, você vai precisar diminuir a carga e, sim, isso vai aumentar suas dores e o cansaço muscular.

Na verdade, treinar desta forma é muito mais difícil do que fazer poucas repetições com uma carga maior – e é por isso que a maioria das pessoas não treina assim.

Por outro lado, você vai ativar partes do músculo que andavam “paradas” e vai recrutar fibras musculares que eram negligenciadas.

Isso vai desencadear novas respostas biológicas do seu corpo, basicamente um “aviso” do seu cérebro do tipo “coloque mais músculo aqui” – e é exatamente isso que vai acontecer.

Então, fique de olho no relógio – ou peça para um parceiro de treino contar o tempo para você – e faça o teste.

Em primeiro lugar, você vai perceber que nunca chegou nem perto de 1 minuto em uma série “convencional”. Depois, vai ver o quanto esse tipo de treino é duro. E, no fim, vai ver seus bíceps crescerem.

É isso que você quer, não é?

Ah! E não esqueça de falar com um educador físico para colocar isso em prática. Um erro na definição da carga ou na execução dos movimentos pode colocar tudo a perder!

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