Estudo diz que falta de vitamina D pode arruinar sua performance

Estudo diz que falta de vitamina D pode arruinar sua performance

Estudo mostra que atletas com falta de Vitamina D no sangue têm força, velocidade e explosão muito menores. Saiba mais sobre o assunto

Um estudo recente da Universidade de Tulsa (EUA) afirma que a deficiência de vitamina D no organismo pode prejudicar a força e a performance atlética.

Os pesquisadores analisaram os níveis de vitamina D de 100 atletas universtiários. Eles também testaram a velocidade máxima de cada um deles, a distância na qual eram capazes de saltar e a carga de peso que eles suportavam em uma repetição de agachamento.

Um terço dos atletas analisados tinham níveis inadequados de vitamina D no sangue. Esse grupo só conseguir levantar cargas, na média, 77% mais leves no agachamento do que os atletas com a quantidade adequada de vitamina D no organismo.

Além disso, os atletas com deficiência de vitamina ainda atingiram velocidade máxima 18% menor e seus saltos em distância foram quase 80% menores em relação ao grupo “saudável”.

A explicação sugere que a vitamina D ajuda as células dos músculos a liberaram o cálcio usado no processo de contração muscular de forma mais eficiente.

Essa liberação mais eficiente do cálcio permite contração musculares mais rápidas e mais poderosas, segundo a PhD Rachel Hildebrand, uma das responsáveis pela pesquisa – e isso pode ajudar a levantar mais peso, pular mais longe e mais alto, correr mais rápido.

O PhD Brad Schoenfeld, professor da Lehman College (EUA), concorda que a vitamina D tem papel importante na força e no desenvolvimento muscular, mas não tanto quanto indica a pesquisa. Ele afirma que a pesquisa foi realizada com um grupo pequeno de pessoas e é cedo para dizer que seus resultados são definitivos.

De qualquer forma, é fato que a vitamina D tem papel importante em diversas funções do organismo e que algumas estão relacionadas aos músculos e ao desempenho atlético – seja na escala apontada pela pesquisa ou menor.

Por isso, é importante consultar um endocrinologista e fazer exame de sangue para verificar se os níveis da substância estão adequados e, se for o caso, fazer uma reposição. Até porque, a insuficiência de vitamina é um problema muito comum!

Se expor ao sol por pelo menos 15 minutos por dia também pode ajudar.

via MensHealth

Estudo diz que falta de vitamina D pode arruinar sua performance

Comentários