7 formas eficientes para queimar gordura corporal

Muita gente sofre na hora de queimar gordura corporal e fazer os músculos aparecerem. Mas algumas dicas podem resolver este problema!

Queimar gordura é o desejo de qualquer maromba, homem ou mulher, pelo menos em algum momento da vida – no cutting, por exemplo. Mas muita gente não sabe fazer isso da melhor forma.

A alimentação é parte essencial do processo, e deve se adequar a esse objetivo – o ideal, claro, é conversar com um nutricionista para montar o cardápio perfeito para suas necessidades.

Só que além da dieta, outras coisas também têm importância no processo para queimar gordura de forma de rápida e eficiente – os exercícios, por exemplo, também são fundamentais.

Veja, aqui embaixo, sete formas para você queimar gordura de forma eficiente, cientificamente comprovada, no menor tempo possível.

É claro que seguir as dicas aqui não vão fazer milagre. Você ainda vai precisar de dedicar muito nos treinos, na alimentação e na suplementação. Mas essas dicas pavimentam o caminho que você deverá seguir. Se liga:

7 formas eficientes para queimar gordura corporal

1- Coma mais proteína

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A ingestão diária de cerca de 2g de proteína para cada quilo de peso corporal é ideal para promover o aumento de massa muscular. Mas também ajuda a aumentar a queima de gordura!

Uma pesquisa norte-americano com dois grupos de pessoas mostrou que o grupo com maior ingestão de proteína – no caso, com 40% do total de calorias diárias vindo de proteína – queimou muito mais gordura corporal, em especial da região do abdômen.

Uma das explicações para isso é que a comer mais proteína aumenta a produção de um hormônio que diminui a fome e aumenta a saciedade.

2- Não tenha medo da gordura

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Antigamente, era o senso comum de que, para queimar gordura, você deveria cortar totalmente a ingestão de gordura. Hoje já se sabe que não é bem assim.

A gente já explicou neste outro post, mas o fato é que para queimar gordura, você precisa ingerir gordura.

Claro que estamos falando das gorduras boas, de alimentos como o salmão, o abacate, o azeite, as castanhas e muitos mais.

Não tenha medo de consumir gordura. Apenas escolha as fontes adequadas.

3- Treine com cargas maiores

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O consumo energético pós-treino é uma poderosa ferramenta para quem quer queimar gordura. De quanto ele será, e também a sua duração, dependem de uma série de fatores, mas uma das mais importante é quanto peso você levantou.

Pesquisadores da Universidade Norueguesa de Esporte e Educação Física descobrir que aumentar a carga e diminuir o número de repetições produz um aumento significativo no metabolismo, o que aumenta o consumo energético pós-treino e, por consequência, a queima de gordura continua por mais tempo após o fim da sessão.

É verdade, também, que fazer mais repetições em menos tempo (com cargas menores) pode aumentar a queima de gordura durante o treino… por isso o ideal é misturar as duas formas em uma mesma sessão, otimizando a queima de gordura durante e após o treino.

4- Diminua o descanso entre as séries

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Um estudo do New Jersey College descobriu que atletas que descansaram 30 segundos entre cada série no supino queimou 50% mais calorias do que aqueles que descansaram por 3 minutos.

Claro que é difícil ver alguem com um descanso tão grande na academia, mas de qualquer forma o menor tempo de descanso pode acelerar a queima de gordura. Talvez não 50% mais, mas algo significativo.

Para maximizar a queima de gordura, tente descansar menos de 1 minuto entre cada série.

5- Faça HIITs

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A melhor maneira de usar os exercícios cardiorrespiratórios para queimar gordura é fazendo HIITs – os treinos intervalados de alta intensidade.

Além de terem a eficiência na queima de gordura comprovada cientificamente por diversos estudos, o que garante que é melhor, por exemplo, um HIIT de sprints do que 40 minutos de esteira, os HIITs ainda são curtos.

E isso vai fazer não apenas você economizar tempo, como evitar que você catabolize e queime massa magra, que é o que pode acontecer se você errar a mão e exagerar no cardio “convencional”.

6- Coma mais pimenta

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Os suplementos termogênicos são uma ótima opção para quem quer queimar gordura. Mas você também pode acelerar o seu metabolismo através da alimentação. Pimenta e canela são dois alimentos termogênicos naturais e fáceis de consumir.

A pimenta especialmente, graças a presença da capsaicina, substância que comprovadamente aumenta o consumo de energia e ainda diminui a fome. A queima de gordura pode ser maximizada se consumida com cafeína.

A capsaicina ainda ajuda a aumentar a queima de gordura durante o exercício. Então nem pense duas vezes: coloque pimenta na sua alimentação.

7- Faça exercícios de peso livre

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Os exercícios de peso livre, especialmente os multiarticulares como o agachamento, queimam mais calorias do que exercícios similares feito em aparelhos – como o leg press.

A diferença acontece por causa do maior número de músculos estabilizadores utilizados nos exercícios de peso livre, porque as máquinas fazem parte deste trabalho por você.

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