lanches - atum em lata

6 lanches proteicos para levar sem preocupação

Veja ideias de lanches práticos, que valem para diversos momentos da sua rotina, que não dão trabalho para preparar e menos ainda para comer.

Na correria do dia a dia, muitas vezes falta tempo para parar em algum lugar e comer e, quando esse tempo sobra, é difícil encontrar algum lugar com opções saudáveis e principalmente ricas em proteínas.

A solução óbvia para este problema é a marmita. Só que nas vezes em que você fica longe de casa por mais tempo e precisa fazer mais de uma refeição, é importante ter opções que durem mais tempo fora da geladeira (ou que não precisam de refrigeração), que sejam fáceis de transportar e não deem trabalho para comer.

São os lanches, perfeitos para refeições intermediárias e que também têm um papel fundamental na sua alimentação diária, ajudando a atingir os valores ideais de cada macro por dia.

Aqui, separamos algumas ideias de lanches práticos, que valem para diversos momentos da sua rotina, que não dão trabalho para preparar e menos ainda para comer. Se liga:

6 lanches proteicos para levar sem preocupação

1. Whey Protein

guia do whey protein

Sim, é um dos lanches mais práticos para levar, pois não precisa ser preparado com antecedência. Basta colocar em um pote o a dose para o dia todo e depois acrescentar a água e tomar.

É claro que o Whey Protein não substitui uma refeição, mas pode substituir lanches intermediários e te salvar quando bater a fome e você não tiver nada para comer.

Você pode consumir com uma fruta no meio da tarde, por exemplo, porque o consumo de proteína em todas as refeições é importante para manter o estado anabólico.

2. Pão ou torrada com pasta de amendoim

Esta é uma ótima combinação para seu lanche da tarde e pode ser uma boa opção até para o pré-treino de algumas pessoas.

Isso porque o pão é rico em carboidrato, enquanto a pasta de amendoim contém boa quantidade de proteína e gordura saudável.

O pão não precisa de refrigeração, então pode ser levado para qualquer lugar. Já a pasta de amendoim precisa de refrigeração após aberta, mas tem uma ótima durabilidade fora da geladeira e não vai estragar de uma hora para a outra.

Há, inclusive, opções no mercado que não precisam de refrigeração, outras que são vendidas em porções individuais ou até em potes que podem ser transportados facilmente.

E você pode levar a combinação pronta! Passe a manteiga de amendoim no pão, embrulhe com papel alumínio e pronto!

3. Frutas secas e castanhas

furtas secas e castanhas

 

Este é um tipo de lanche que não pode faltar. Apesar de não conter uma quantidade muita alta de proteína, pode te ajudar a atingir sua meta diária com alguns gramas e, claro, é super fácil de levar e não exige preparo nenhum. É o típico caso de alimento que pode “salvar sua vida” quando você está na correria!

Como estes alimentos têm uma validade razoavelmente longa e podem ser mantidos sem refrigeração, você pode preparar porções individuais e deixar prontas na sua mochila.

Só lembre que as porções devem ser moderadas, pois esse tipo de alimento é bastante calórico!

4. Atum em lata

atum

Pode não ser a melhor opção e nem a mais completa nutricionalmente. Mas se você quer garantir o consumo de proteína ao longo do dia esta pode ser uma ótima opção, pois é super prático, pode ser encontrado em qualquer supermercado e não precisa de refrigeração.

Você pode associar o consumo do atum com torrada ou pães para tornar um lanche mais completo, podendo ser utilizado tanto no pré quanto no pós-treino.

5. Barras de proteína

barra de proteína

As barras de proteína, além de serem uma delícia, proporcionam uma boa ingestão do macronutriente e pode ser levada a qualquer lugar também.

Além disso, por ser algo super prático, pode ser consumida em um curtíssimo período de tempo, no carro, entre uma reunião e outra, na faculdade, no trabalho, em qualquer lugar.

É claro que você deve fazer a escolha correta da barrinha, mas isso só depende de você – leia o rótulo e faça uma boa escolha!

6. Frutas + sementes ou cereais

Algumas frutas podem ser levadas tranquilamente, pois não precisam de refrigeração e são práticas, como banana, maçã, pêra e dezenas de outras.

Porém, associá-las com sementes ou cereais torna sua refeição ainda mais rica nutricionalmente e aumenta a quantidade de proteína. Chia, linhaça, semente de girassol e quinoa, por exemplo, são boas fontes de proteína, gordura e fibras alimentares.

Estas sementes e grãos também não precisam de refrigeração, então você pode deixar alguns potinhos prontos com estes alimentos e associar com a frutas que preferir.

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