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Overtraining: 7 sinais de que você está sofrendo desse mal

Muita gente não acredita, mas o overtraining pode sim afetar os seus ganhos. Mas como saber se você está “over-treinando”?

Overtraining. Muita gente não acredita, mas treinar em excesso pode sim afetar negativamente os seus ganhos. É um fato – a gente já falou isso em outros posts aqui no Feito de Iridium, como aqui, aqui e em vários outros conteúdos.

Mas o grande problema é: como saber que você está treinando mais do que deveria?

É claro que quem treina duas vezes por dia, todos os dias da semana, várias horas por sessão… não precisa de muito para saber que está exagerando.

Mas o overtraining não é definido com exatidão. Enquanto para um treinar duas horas por dia é ok, para outro pode ser exagero.

Então, é preciso ficar ligado em alguns sinais que vão indicar se você está treinando mais do que deveria. Aqui, mostraremos 8 deles. Se liga:

Overtraining: 7 sinais de que você está sofrendo desse mal

1- Falta de ar

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Um pouco de dificuldade pra respirar é normal depois de um treino intenso, principalmente um cardio ou um HIIT.

Mas se isso acontece depois de pouco tempo de treino, é sinal de que você deve parar o esforço e dar uma descansada.

E isso não significa descansar 5 minutinho e voltar a pegar pesado. É dar um descanso considerável para o seu corpo todo, de pelo menos 24 horas.

2- Dor no peito

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Sentir uma dor aguda no peito enquanto você faz uma atividade física não é nada normal.

É sinal de que você tem um problema cardíaco e nunca mais vai poder treinar? Na maioria dos casos, claro que não.

Mas, mesmo que o cenário não seja o mais trágico possível, ele também não é bom.

Sentiu uma ardência ou pontada no peito (no lado do coração ou não)? Pare de fazer esforço na hora, descanse, se possível procure um médico para garantir que o problema não é grave… e só volte a treinar um bom tempo depois.

A maioria das pessoas releva esse tipo de incômodo e acha que “é só uma dorzinha passageira” ou uma dor positiva, reflexo do esforço… mas nem sempre é assim. Não dê sopa para o azar, que pode custar caro!

3- Dores tardias

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As dores pós-treino podem ser um bom sinal, indicando que seus músculos estão se adaptando às mudanças e ao esforço que você promove no treino.

Mas, se essas dores são contínuas, sem aumentam de intensidade e se afetam movimentos básicos do dia a dia por longos períodos, você precisa de descanso.

Em alguns casos, se a dor for muito intensa, pode indicar uma lesão muscular mais séria, que exige cuidados médicos.

4- Variações de humor

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O overtraining não afeta apenas sua capacidade e seu desenvolvimento físicos, mas também a sua saúde mental.

Quando você está “over-treinando”, é comum sentir irritação além do normal e variações drásticas de humor ao longo do dia.

Se você sente esse tipo de comportamento, um ou dois dias de folga podem ser suficientes para colocar sua cabeça (e seu corpo) em ordem de novo.

5- Sono ruim

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O excesso de esforço físico, se afeta seu corpo e sua mente, obviamente afeta também o seu sono.

Insônia ou sono “irregular” (você acorda várias vezes durante a noite, por exemplo) são sintomas bastante comuns em pessoas que estão exagerando nas horas passadas na academia – exceto, claro, se você tomar cinco xícaras de café com energético antes de deitar todos os dias.

O pior é que o sono ruim, além de arruinar sua produtividade no dia seguinte, pode simplesmente impedir que seus músculos se desenvolvam.

6- Cansaço excessivo

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Atividades físicas têm o poder de melhorar o humor, aumentar a disposição, o bem-estar e outras coisas do tipo. Mas o exagero causa o efeito contrário.

Se você faz atividades físicas regularmente mas está cansado na maior parte do tempo, com preguiça de viver e sono constante, pode apostar: você está exagerando no esforço físico.

Neste caso, a solução é simples. Dê ao seu corpo o que ele precisa: descanso!

7- Sensação de desidratação

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Maromba que é maromba bebe muita água todos os dias. Mas se você sente sede constante, mesmo depois de tomar um galoão de 5 litros, é óbvio que alguma coisa está errada, né?!

Há uma enorme probabilidade do overtraining ser o responsável por essa sensação.

Se você não quer passar o dia inteiro no banheiro, descanse um pouco. Faça treinos intercalados com dias ou grandes períodos de descanso.

Mas é importante frisar: todos esses problemas podem ter outras causas que não o excesso de treino.

Alguns deles podem acontecer por causa de uma execução errada de movimento (como as dores excessivas), outros porque você tem alguma doença (sede o dia inteiro pode ser um sintoma de diabetes, por exemplo) e assim por diante.

Mas, se você controla e cuida da sua saúde, se tem suporte de nutricionista, médico e educador físico, a probabilidade é que esses problemas sejam sinais de que você está exagerando na academia.

E, aí, o melhor a fazer é descansar e dar uma maneirada no volume e na frequência dos treinos.

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